Actellic®500 CE

Saiba mais:
Arquivos relacionados:

Modo de Usar

 

CONTROLE DE INSETOS EM GRÃOS ARMAZENADOS

Limpeza:

Através de varredura e/ou aspirador industrial
Limpar área interna e externa
Paredes, portas, janelas, cantos, máquinas
Eliminar sobras de grãos, sacarias velhas, etc.

Desinfestação das instalações:

Depois da limpeza, fazer desinfestação para eliminar todos os insetos que sobraram, dando especial atenção aos cantos e frestas. Para esta etapa usamos Actellic®500CE por dentro e por fora do armazém, paiol ou silo. Não esquecer de pulverizar, com esta mesma dose, carroças ou outros que transportam os grãos, sacos ou espigas. A dose a ser usada na pulverização é de 100 ml de Actellic®500CE para cada 100m² , usando um pulverizador costal com bico em leque. Este método confere residual de 3 a 8 meses.
Esta dose também deverá ser aplicada no exterior dos silos, armazéns, paióis e tulha após o armazenamento de grãos em sacos, à granel ou milho em espiga. O volume de água a utilizar varia de acordo com o tipo de superfície que se vai aplicar. O quadro a seguir mostra as diluições para cada tipo de superfície:

Material Dose de Actellic®500CE
(ml) por litro de água
Litro de calda
para cada 100m²
Metal 40 - 80 2,5
Concreto 20 - 40 5
Tijolo 15 - 28 7
Madeira 07 - 13 15

DESINFESTAÇÃO DOS GRÃOS

A. Grãos ensacados ou milho em espiga:

Actellic®500CE pode ser aplicado diretamente sobre a sacaria por ocasião de seu empilhamento. Pulverizar camada por camada de 30 cm, à medida que o paiol for sendo enchido. Utilizar, para ambos os casos, 0,5 ml de Actellic®500CE por m² ou 0,5 ml de Actellic®500CE / 50 ml de água / saco de 60 Kg ou 100ml de Actellic®500CE  / 10 Litros de água / 200 m², com um pulverizador costal e bico leque.

Terminado o armazenamento, pulverizar as superfícies externas das pilhas de sacos ou do paiol com a mesma dose acima mencionada. O poder fumigante do Actellic penetra nas espigas e nos sacos atingindo a praga. Além disso não deixa resíduos de pó como outros produtos apresentados na formulação pó seco. Esta ação começa em uma hora. Este método confere uma proteção de 2 a 4 meses.

O período de controle e sua necessidade de reaplicação dependem de:

  • Dose usada
  • Tipo de tratamento
  • Infestação inicial / infestação nova
  • Condições climáticas durante o armazenamento (principalmente umidade)

B. Grãos à granel

Aqui, a aplicação poderá ser feita quando os grãos estiverem passando pela esteira através de pulverizações especiais ou diretamente sobre os grãos conforme vão sendo introduzidos no silo. É desejável, porém, não é necessário que cada grão receba a calda inseticida, uma vez que a ação fumigante do Actellic®500CE contribuirá no controle global dos insetos. Aplicar de 8 a 16 ml de Actellic®500CE em cada litro de água por tonelada da grãos. Esta variação na dose depende de por quanto tempo queremos o controle residual. Nestas doses ele dá um período de controle que vai de 3 a 7 meses. Quanto maior a dose maior o periodo residual. O Actellic®500CE aplicado como se recomenda pode alterar a úmidade do grão em menos de 0,2%.